Solenidade marca o fim de um mês dedicado à conscientização sobre o autismo, com palestra inspiradora e reconhecimento a famílias que vivem a realidade do TEA
“O autismo não se vê com os olhos, se compreende com empatia, informação e respeito”. Com essa mensagem, Nova Andradina vivenciou ao longo do mês de abril uma intensa programação voltada à visibilidade, inclusão e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades do Abril Azul foram encerradas nesta terça-feira (29) com uma sessão solene repleta de emoção, aprendizado e reconhecimento, realizada pela Câmara Municipal em parceria com as secretarias de Cidadania e Assistência Social (Semcias), Educação, Cultura e Esporte (Semec) e Saúde.
O evento reuniu autoridades, famílias e representantes de instituições que lutam diariamente por uma sociedade mais inclusiva. Estiveram presentes o prefeito Dr. Leandro Fedossi, o presidente da Câmara, Fábio Zanata, além de vereadores e da advogada Estefânia Francine Ribeiro de Santana, representante da OAB pela Subcomissão de Defesa do Direito da Pessoa com Autismo.
Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi a palestra de Emerson Faria, autista, empresário, professor, consultor e referência no tema. Com sensibilidade e propriedade, Emerson compartilhou sua trajetória pessoal e os desafios, proporcionando ao público uma compreensão mais humana e real sobre o cotidiano de uma pessoa com autismo. “O acolhimento e o amor são fundamentais no processo de desenvolvimento”, afirmou, arrancando aplausos e despertando reflexões profundas entre os presentes.
A noite também foi dedicada a homenagens especiais aos pais de crianças com TEA, que representaram todas as famílias que, com coragem e afeto, enfrentam os desafios diários da convivência com o autismo. Foram homenageados Vanderly de Souza Dionisio, Sueli Conceição Matos da Silva Porfirio, Lívia Fernandes de Vasconcelos e o médico Samuel Massaroto Mariano.
Em seu discurso, o prefeito Dr. Leandro Fedossi parabenizou a Câmara pela iniciativa e destacou ações do Governo Municipal em prol das famílias atípicas. “Criamos um benefício para que os servidores da prefeitura com filhos autistas possam sacar em pecúnia e investir no tratamento. Também já abrimos processo licitatório para a contratação de neuropediatra para fortalecer o atendimento especializado. São medidas que reforçam nosso compromisso com a saúde e o cuidado”, destacou.
Para o chefe do Executivo, o dia 29 de abril fica marcado para chamar a atenção da sociedade de Nova Andradina para o cuidado com crianças autistas e com atraso no desenvolvimento psicomotor. “Estou sempre à disposição para debater e apoiar projetos que promovam a inclusão e a qualidade de vida da nossa população”, concluiu Dr. Leandro.
A campanha Abril Azul reafirmou a importância da informação, do respeito e da empatia na construção de uma Nova Andradina mais inclusiva e acolhedora para todos.


