Ação do Governo Federal, em parceria com Estado e Município, ocorrerá entre os dias 9 e 11 na Escola Municipal Luís Cláudio Josué, no distrito de Nova Casa Verde
Começa nesta terça-feira (9) o “Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural” em Nova Andradina, uma ação voltada à inclusão social e à cidadania, que facilitará o acesso a diversos documentos essenciais. A iniciativa terá foco em famílias assentadas e quilombolas, mas estará aberta a toda a população que desejar participar.
Os atendimentos ocorrerão na Escola Municipal Luís Cláudio Josué, no distrito de Nova Casa Verde, até quinta-feira (11). Nos dias 9 e 10, o mutirão funcionará das 9h às 12h e das 13h às 17h, e encerramento no dia 11, às 10h, com a presença de autoridades. A programação inclui ainda palestras e orientações sobre acesso a linhas de crédito disponíveis para trabalhadores rurais e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
Entre os serviços disponíveis estão a confecção da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), inscrição e atualização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), solicitação ou retirada do Contrato de Concessão de Uso (CCU), emissão e regularização do título de eleitor, emissão da Carteira de Trabalho Digital, certidões de nascimento e casamento, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), entre outros serviços.
O mutirão integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, do Governo Federal, coordenado em Mato Grosso do Sul pelo Governo do Estado e pela Superintendência Regional do INCRA. Em Nova Andradina, a ação é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, em parceria com a Câmara Municipal.
