Com inscrições até 29 de setembro, Repórter Júnior oferece 30 vagas para estudantes e 10 para tutores.

Alunos e professores de escolas públicas e particulares de Campo Grande têm até o dia 29 de setembro para se inscrever no projeto Repórter Júnior , que fará a cobertura do Integra UFMS, o maior evento de ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso do Sul. São 30 vagas para estudantes da Educação Básica e 10 para tutores, com inscrições .
O projeto é promovido pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e busca estimular a educomunicação, prática que une educação e comunicação para combater a desinformação e valorizar a divulgação científica. Desde a primeira edição, em 2017, a iniciativa já reuniu mais de 200 alunos e 40 tutores de 66 escolas da Capital, com recorde de participação em 2024.
Segundo a coordenadora do projeto e diretora da Agecom (Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS), Rose Pinheiro, a proposta amplia o contato dos estudantes com a universidade e aproxima o público jovem da ciência. “Além da experiência em jornalismo, os alunos têm a oportunidade de vivenciar a UFMS, entrevistando pesquisadores e conhecendo de perto o maior evento científico do Estado”, explica.
Os participantes irão atuar na apuração, redação, edição, fotografia, vídeo e entrevistas durante o Integra UFMS, marcado para o período de 20 a 25 de outubro. Antes disso, passarão por cinco oficinas preparatórias de vídeo, rádio, mídias sociais, texto e fotografia, organizadas pela Empresa Júnior Brava. As atividades ocorrem em dois turnos (matutino e vespertino), nos dias 4 e 18 de outubro, no Complexo EaD e na Escola de Extensão da Cidade Universitária .
concorrer às vagas, os alunos precisam preencher o formulário disponível no site do Integra, apresentar autorização da escola e dos pais ou responsáveis (no caso de menores de idade), além de enviar um vídeo criativo de apresentação pessoal. Já os professores interessados em atuar como tutores devem preencher formulário específico.
O conteúdo produzido será publicado na página do Integra e nas redes sociais do projeto, além de ser veiculado na TV UFMS e na Rádio Educativa UFMS 99,9 FM. No último ano, os repórteres juniores produziram 101 matérias, um aumento de 17,4% em relação a 2023.
De acordo com a UFMS, o Repórter Júnior busca estimular uma formação crítica e cidadã, com foco no protagonismo dos estudantes e na valorização da diversidade. A edição 2025 tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
Fonte: Campograndenews.