Documentário sobre Cotolengo MS é exibido no programa Caminhos da Solidariedade

Autoridades Comunicação Destaque 1 Destaque 2 Estado Leis Política Projetos Solidariedade Últimas Notícias

Imagem: Cotolengo Sul-Mato-Grossense, criado há quase 30 anos, atende 650 pessoas com deficiência física e intelectual

Cotolengo Sul-Mato-Grossense, criado há quase 30 anos, atende 650 pessoas com deficiência física e intelectual

Já circula na grade da TV ALEMS, canal 7.2, e também está disponível no YouTube da Assembleia Legislativa o programa Caminhos da Solidariedade, com documentário a respeito do Cotolengo Sul-Mato-Grossense, instituição criada há quase 30 anos, e que atualmente atende 650 pessoas com deficiência física e intelectual. No local, funcionam três projetos muito importantes no contexto social, que são o Centro Dia, o Centro Especializado em Reabilitação (CER II), e a Residência Inclusiva.

Cada projeto conta com sua própria equipe de profissionais, sendo que atualmente 96 pessoas trabalham no lugar, entre elas: assistentes sociais, cuidadores, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogas e médicos. Eles prestam atendimento gratuito ao público assistido.

No local, funcionam três projetos

muito importantes no contexto social

No Centro Dia são atendidas de segunda a sexta-feira, 21 pessoas com a incidência de encefalopatia crônica não progressiva (paralisia cerebral grave) que recebem cuidados especiais, como: três refeições diárias, higienização, transporte, além de atendimentos clínicos em diversas áreas. Já no CER II, aproximadamente 550 pacientes com sequelas neurológicas e deficiências são atendidos mensalmente, fator que gera três mil atendimentos por mês.

A Residência Inclusiva acolhe 11 pessoas, entre jovens e adultos com deficiência (entre 18 a 59 anos), em situação de dependência. O atendimento é realizado em período integral em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead).

Maria Betânia chegou ao Cotolengo sem andar e

com o atendimento recebido já consegue caminhar

O documentário conta com depoimentos do padre Valdeci Marcolino, diretor-presidente do Cotolengo/MS, dos coordenadores dos projetos, profissionais da saúde e pacientes. Se você se interessou em conhecer um pouco mais a respeito do trabalho realizado no local, entre em contato pelo telefone (67) 3358-4848 ou pelo e-mail cotolengoms@gmail.com.

Fonte: ALMS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *