Aeroporto tem aval de Agência de Aviação para receber voos comerciais.

Aeroporto Autoridades Comunicação Destaque 1 Destaque 2 Estado Leis Política Projetos Últimas Notícias

Portaria federal reclassificou o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira para Categoria AP-1.

Aeroporto tem aval de Agência de Aviação para receber voos comerciais

Pista do Aeroporto Regional de Dourados, que foi totalmente reconstruída.

O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, localizado em Dourados, a 251 km de Campo Grande, pode voltar a receber voos comerciais após 26 meses fechado para esse tipo de operação. O aval ocorreu através de portaria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) reclassificando o aeroporto para Categoria AP-1.

Fechado em maio de 2021 para reconstrução da pista, o aeroporto retomou atividade no final do ano passado, mas apenas para táxi aéreo e aviação comercial através de aeronaves particulares.

Voos comerciais voltam após convênio colocar bombeiros em aeroporto
Empresa do Paraná vai operar “sala rádio” de aeroporto do interior
Assinada pelo superintendente de Infraestrutura Aeroportuária Marcos Roberto Eurich e publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União, a portaria 17.494, de 21 de julho de 2025 é considerada pela prefeitura como o passo mais importante para a retomada de voos comerciais.

Em maio, a Latam começou a vender passagens para três frequências semanais entre Dourados e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a partir de 8 de setembro.

“Esse foi o passo mais importante em todo processo que iniciamos em janeiro para recolocar a cidade na rota dos voos comerciais diretos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos”, comemorou o secretário municipal de Serviços Urbanos Luís Roberto Martins de Araújo.

Entretanto, segundo a prefeitura, ainda falta a aprovação do PSA (Plano de Segurança Aeroportuário), considerado o último obstáculo para a homologação definitiva do aeroporto. Essa parte é coordenada pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), estatal federal também vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos e que administra o espaço.

Conforme o secretário, o projeto foi elaborado por técnicos da aviação civil e encaminhado para avaliação do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), mas o órgão federal pediu novos documentos. “A aprovação do PSA deve ocorrer nos próximos dias e não nos preocupa porque a etapa mais difícil e também mais esperada era a reclassificação, que foi superada com a publicação da portaria”, disse Luís Roberto.

Fonte: CAMPOGRANDENEWS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *