Matéria oficializa no calendário estadual festividade quilombola de Nioaque

Autoridades Comunicação Destaque 1 Destaque 2 Estado Projetos Últimas Notícias
Projeto apresentado por Caravina reforça identidade e memória de festividade quilombola

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso de Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 262/2025, de autoria do deputado Caravina (PSDB) que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul a Festa de São Pedro, realizada no município de Nioaque. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Fica incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído pela Lei 3.945, de 4 de agosto de 2010, a Festa de São Pedro, realizada anualmente nos dias 28, 29 e 30 de junho, em Nioaque, celebrada tradicionalmente pela comunidade quilombola de Nioaque. A festa é a mais aguardada pela comunidade, de profundo valor histórico, cultural e religioso, cuja origem remonta ao século XIX, perpetuando-se por seis gerações até os dias atuais.

“O objetivo da oficialização desta celebração no calendário estadual representa o reconhecimento de sua relevância histórica e social, a valorização do patrimônio imaterial sul-mato-grossense e da memória das comunidades quilombolas desta festividade em honra a São Pedro, protetor dos Pescadores”, justificou o autor da matéria, deputado Caravina.

Fonte: ALEMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *